sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Presidente do TJD, fecha as portas do Tribunal e não deixa ORC entrar com recurso no STJD.


Assim como a moral  e a ética, a ORCA não morre nunca !

Como tudo começou no Tribunal de Justiça desportiva do Amapá ?

Através de uma liminar do TJD, o Oratório ganhou o direito de jogar contra o Santos a decisão do 2º turno do campeonato 2012 no dia 2 de agosto, pois os auditores do TJD perceberam o perigo em potencial que aquele clube corria ao não se definir as datas das decisões. Contratos de jogadores e comissão técnica se encerrariam a partir de 6 de agosto, conforme mostrava o documento da CBF (BID) do ORC juntado ao processo, além do prejuízo técnico que o clube teria em ficar 1 mês sem jogar uma partida oficial. Nem Santos nem Federação fizeram proposta de datas, em nenhum momento. Acontece que, apesar da federação ter anunciado no mesmo dia 2 que o jogo ORC x Santos aconteceria, inclusive publicando nota oficial e sorteando a arbitragem para este jogo, o  Santos não compareceu ao estádio e o Oratório foi impedido de entrar em campo pelos dirigentes da Federação, pois naquele momento aconteceria outro jogo no mesmo local e hora. 
 
TJD iria declarar que Oratório é campeão do Amapazão 2012

No dia 17 de agosto foi julgada pelo pleno do TJD Ação Declaratória do Oratório R C, onde com o voto de minerva do presidente do tribunal, Jair Sampaio, este clube venceu por 5 a 4 dos votos dos auditores. Porém, no momento em que Jair iria declarar o resultado, os advogados da Federação Amapaense de Futebol e do Santos Futebol Clube e o Presidente do Santos iniciaram uma sessão de insultos e ameaças ao presidente que preferiu, apesar do aparato policial presente, deixar a declaração para outro dia. 

 No dia 20 de agosto o presidente Jair declara em emissoras locais de Tv (Globo e Record), que na próxima sessão do TJD declararia o oratório Campeão do 2º turno e, como consequência, campeão do Amapazão 2012, pois faltava somente uma consulta ao STJD. 

Tudo combinado em um almoço

No dia 21 de agosto, entre 12h30min e 14h, houve um almoço no bairro jardim felicidade I entre três pessoas interessadas em atrapalhar a vida do Oratório e mais duas agentes do encontro.  O presidente do Oratório, um membro da diretoria e uma terceira testemunha presenciaram o início do encontro. Após esse “almoço milagroso” o que era inimigo virou amigo, e que eram insultos tornaram-se palavras que enaltecem a alma. 

Neste mesmo dia, o que aconteceu naquele indigesto almoço foi informado à polícia e, desde então, seus protagonistas estão sendo investigados a pedido do Oratório e do Ministério Público Estadual. Por volta das 15h, deste dia, o presidente do TJD Jair Gomes Sampaio liga para o presidente do Oratório para informar que a sessão de “ continuidade do Julgamento” será no dia 22, isto é, no dia posterior. Esta sessão foi confirmada para o dia 23 de agosto, que antes daquele encontro seria provavelmente no dia 27 ou 28, e que seria para proclamar o resultado de 5 a 4 a favor da ação do ORC, mas que, repentinamente, passou a ser uma sessão onde os auditores poderiam rever seus votos.

O Caminho seria mudar o relatório do árbitro...

Na denúncia ao Ministério Público consta que o caminho para a mudança no placar da última sessão de  julgamento, na qual representantes do Santos e da Federação não deixaram que o presidente Jair proclamasse o resultado de 5 a 4 favorável à ação do Oratório, seria um novo relatório do árbitro da partida do dia 02. 

Jair Sampaio tenta juntar ao processo o 2º relatório do árbitro, mas é barrado !

Nesta sessão do dia 23, o advogado do Oratório arguiu a suspeição do Presidente do TJD, informando aos auditores que o mesmo estava sendo acusado de suborno, e investigado pela polícia e pelo ministério público, pois o Oratório possuía evidências de que o mesmo mudaria seu voto ou iria convencer uma auditora a mudar. Nesta sessão, Jair tentou convencer os auditores de juntar ao processo o novo relatório do árbitro, sendo que nem o relator havia sido informado do mesmo. O documento fora rejeitado pelo pleno e pelo Procurador. Com o pedido de suspeição do Presidente, ficou marcada para outra data uma sessão secreta para que fosse realizado o julgamento do pedido de impedimento do presidente Jair.

Parece brincadeira de criança, mas jair contou até três...

Na sessão do dia 14, ao reassumir a presidência dos trabalhos, sem muitas palavras, Jair Gomes perguntou aos auditores se algum deles mudaria seu voto em relação ao processo de Ação Declaratória do Oratório, aquele em que este clube pedia a declaração de campeão, em cuja sessão anterior havia vencido por 5 votos a 4, com o voto de desempate proferido pelo próprio presidente Jair. Como nenhum auditor modificou seu voto, e o silêncio de cada um já respondia à pergunta de Jair, este, nervoso, resolveu contar até três para que algum deles falasse (parece piada, mas ele contou até três, pausadamente). Como nenhum se manifestou, ele resolveu perguntar a cada um sobre seu voto, e ouviu o óbvio: NÃO de cada um. Ninguém mudara seu voto e isso o deixou mais nervoso ainda, pois parece que esperava que uma auditora modificasse o dela, o que o deixaria mais tranquilo, pois ele não precisaria votar pra desempatar, o que não deixaria dúvidas sobre sua conduta. 

Jair Sampaio proferiu seu voto, modificando-o para ir contra a ação do Oratório.

 Isso o Oratório já sabia que iria acontecer, por isso que no dia 22 de agosto o clube informara à Polícia e Ministério Público de futuras mudanças de comportamentos em pessoas envolvidas e no relacionamento entre os grupos. Quem diria, agora membros do Santos e da FAF andam juntinhos com o presidente do Tribunal!

Outro absurdo 

 Outro absurdo foi que Jair justificou sua mudança de voto com base no 2º relatório do árbitro e em uma consulta que fizera a CBF (documentos cuja juntada ao processo não fora autorizada pelo pleno do TJD, e sequer eram de de conhecimento do Relator). Consta na ata desta última sessão, no site da FAF, esta justificativa de Jair e, também, em entrevista à Tv Amapá, onde o mesmo teve a coragem de repeti-la.

Não deixaram o Oratório recorrer ao STJD   
    
O Oratório resolvera, então, recorrer ao STJD. No dia 19 de setembro encerrar-se-ia o prazo para este recurso.

No dia 18 de setembro, o Oratório, através de seu presidente do Conselho, Dr Amorim, e com ofício do presidente do Clube, solicitou por volta das 15h30min, ao Presidente Jair, pessoalmente no TJD, cópias dos processos e das atas das 4 (quatro) sessões de julgamento, mas Jair informou ao presidente do Conselho do Oratório que somente as entregaria ao advogado do clube.

Por volta das 16h30min o advogado do clube foi até o TJD para pegar as cópias, já que estas lhe interessavam para construir a peça jurídica do recurso ao STJD, mas não encontrou o tribunal aberto. Nem o presidente, nem os secretários do TJD estavam. Por mais duas ocasiões o advogado e presidente do ORC foram até o tribunal naquele dia, mas ninguém aparecera para abrir a porta.

No dia seguinte, dia 19, último dia para o recurso, a partir das 15h30min, em três ocasiões que fora até o tribunal, o Oratório não encontrou ninguém, sendo que a porta da sala onde funciona o tribunal se mantinha fechada.

Dirigentes do clube e advogado ficaram até 21h10min na Federação de Futebol, onde fica o TJD, mas não conseguiram protocolar o recurso.

Representantes do Oratório chamam a imprensa e às 20h a TV Amapá fez matéria com o Oratório tentando protocolar o recurso ao STJD. Esta matéria foi exibida no programa Globo Esporte Local.

Foi aberto Boletim de Ocorrência na polícia acerca desse acontecimento, com possível crime CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA (EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES).

O Santos quer ganhar de 9x0 o Oratório, mas vai ter que rezar muito e acreditar que Deus é cego, surdo e sem tato, além de crer que todos os homens da justiça terrena são burros e compráveis.

No dia 18 de setembro a Federação marcou as partidas das decisões do campeonato 2012 para os dias 29 de setembro, 9 e 13 de outubro. Se as coisas ocorrerem como eles querem, acontecerão três WOs, o que dá um placar por partida de 3x0 ao time que comparece. Então o Santos está contando com uma goleada de 9 a 0.

O Oratório NÃO tem time pra enfrentar o Santos, pois os contratos dos jogadores e da comissão técnica se encerraram e, pelo regulamento do campeonato, NÃO é mais permitido inscrição de jogadores no referido campeonato

O único jogador que tem contrato com o ORC é Fábio da Silva Santos, o craque do campeonato, o amapaense Fabinho.

Tudo isso o Oratório já previa que iria acontecer, mas não imaginou que poderia piorar.

Foi por isso que o Oratório em 27, 30 e 31 de julho fez propostas à FAF, e em 01 de agosto ao TJD, sobre as datas das finais. E foi por isso que a Federação e o Santos não fizeram propostas de datas, por que o objetivo era que acontecesse o que acontecera, isto é, que chegasse um momento em que o ORC não tivesse mais condições de ir a campo e o Santos conquistasse o título sem jogar com o Oratório, que foi disparado o melhor time do campeonato de 2012, campeão do 1º turno e líder invicto do segundo.

A situação do Oratório não é fácil, pois como o clube vai obter informações sobre como agir se:

- o Procurador do TJD, responsável em zelar pelo cumprimento da ética e das leis desportivas dentro do TJD, ao ser procurado pelo presidente do Oratório na manhã da quinta feira (20), dissera a este que pedira seu afastamento da procuradoria daquele tribunal;
- o presidente Jair Sampaio não está em condições de nos fornecer confiança, além de ter sumido com seus secretários do tribunal, nestes dias;
- o TJD funciona na Federação de Futebol, que é ré nos ações processuais propostas pelo Oratório, gerando neste clube também uma grande desconfiança em consultá-la.

Torcedor, acredite !

Torcedor da Orca Demolidora, acredite no Presidente Arlindo Moreira e nos Conselheiros e Diretores do clube, pois a justiça vai acontecer.
O Santos, a Federação e, agora, o Presidente do TJD, sabem que ainda falta muito pra eles mesmos acreditarem que já ganharam.

Ó DEUS, SALVE O ORATÓRIO E UM POUCO DA MORAL QUE RESTA NO FUTEBOL AMAPAENSE !!